Clínica Biavatti expande a marca para São Paulo

Porque o açúcar é o maior inimigo da beleza

Um docinho depois do almoço, ou aquele pedaço de torta geladinha, huumm… é de dar água na boca, não é? Apesar de ser um hábito aparentemente inofensivo, quando efeito com muita frequência, pode contribuir para o envelhecimento precoce da pele. Isso também acontece quando ingerimos alimentos ricos em carboidratos ou são feitos com farinha branca, pois acabam se transformando em açúcares no organismo.

Isso é porque o colágeno, importante proteína que atua na sustentação e hidratação da pele, acaba se unindo a glicose, ocorrendo uma instabilidade e a quebra da proteína, processo conhecido como glicação. Quando isso acontece, as fibras de colágeno endurecem e a pele perde a maleabilidade e a elasticidade, favorecendo o surgimento das linhas de expressão e rugas.

Mesmo com a aplicação de ácido hialurônico ou de toxina botulínica, o resultado não será satisfatório e o tempo de ação menor do que o previsto por conta do conflito da glicose com o colágeno. Os procedimentos injetáveis entregam ótimos resultados, mas são insuficientes se o paciente ter uma rotina desequilibrada na alimentação e nos cuidados com a pele.

A principal recomendação é consumir alimentos ricos em fibras e antioxidantes, porque fortalecem a produção de colágeno e combatem a glicação. O consumo de água é essencial para a hidratação e a prática de exercícios físicos colabora para que a gordura e os carboidratos utilizados como fonte de energia.

Combinando uma rotina saudável, livre de açúcares,  os protocolos estéticos trazem resultados mais eficientes e duradouros.

Compartilhe!

Deixe um comentário